home LETRAS SHOWS CONVIDADOS "REGRAS" SOBRE
Busque aqui:    


REI, REIS
4/10/2008 6:57 pm

Roberto Carlos não é o primeiro rei brasileiro. Não falo dos de Orleans e Bragança, que foram imperadores. Mas de Francisco Alves, o rei da voz. Luiz Gonzaga, o rei do baião. Sem falar nas rainhas (anuais) do rádio. Carlos Imperial esteve por trás do Roberto bossa nova do primeiro disco e também por perto no início da fase pop rock. Mas os epítetos da Jovem Guarda (Ternurinha, Tremendão e Rei) devem ter sido forjados por Magaldi & Maia, a dupla de publicitários (o segundo, um homem que se notabilizou por suas posições de esquerda) que, se não me engano, orientava a criação da imagem do programa e do grupo. Os da Rádio Nacional eram sempre criados por César Ladeira, se não me falha a memória (e nos últimos anos ela tem falhado à beça): Francisco Alves, o rei da voz; Orlando Silva, o cantor das multidões; Aracy de Almeida, o samba em pessoa… Em todos os casos, tratava-se do embrião do que hoje você chama de marketing. Luiz Gonzaga cantou (e eu me abstive de repetir): “se mereci minha coroa de rei, essa sempre honrei: é a minha obrigação”. De Londres escrevi para o Pasquim que, tal como Gozaga, Roberto merecera sua coroa de rei – e a honrava. Eu estava profundamente emocionado pela audição em primeira mão de “Curvas da Estrada de Santos”, com Roberto sozinho ao violão na sala de minha casa no exílio. Anos depois, quando, no show “Circuladô”, quis contar que ele tinha escrito “Debaixo dos caracóis dos seus cabelos” para mim, como um desagravo por ter percebido que o exílio era um castigo pesado demais, eu frisei que “é bom que a gente saiba quem é que a gente chama de rei”. Os esboços de marketeiros não enfiaram esse título pela goela dos brasileiros abaixo: como nos casos de Chico Alves e Gonzaga, eles captaram o que a voz do povo queria articular. Se não fosse assim, eu não estaria nervoso por dividir o palco com Roberto. E, se parte do meu nervosismo se devia à grandeza de Tom e à musicalidade de Jaquinho e dos músicos com quem eu estava trabalhando, parte maior ainda se devia à importância que dou a Roberto Carlos. Mas devo lembrar que a emoção boa, pura, de estar ouvindo coisas grandiosas – e que estão ligadas a toda a minha vida – na voz de um personagem tão significativo (o que me fez chorar todas as noites em que nos apresentamos) também contribuiu para a impressão de que meu terno estava apertado.

Okay, Exequiela, not ALL but MOST long English vowels are in fact diphthongs. Still I hear two vowels in all those “oos” you mentioned. Well, maybe not in “goose”… A friend of mine told me I sound pedantic when I start talking about all this grammar and phonetics business. I had thought I sounded sexy. It’s because I find theory very sexy. Mostly when it’s obvious I have no scholarship whatsoever in the matters.

Gabeira vai ser o rei do Rio. Vocês vão ver.

Vi o debate entre Biden e Palin (nomes feitos de bons ditongos ingleses). Foi mais agradável do que o de Obama e McCain. Pelo menos eles se olhavam. E dessa vez foi a republicana quem se apressou em pedir permissão para chamar o senador de Joe. A pressa mostrou que isso estava no script com a função de criar a intimidade que Obama, também jovem, não conseguiu com McCain, e de mostrar-se mais educada do que o preto, que acabou sendo tratado como “boy” pelo experiente McCain. Este repetiu mil vezes “senator Obama doesn’t seem to understand”. Biden procurou não dizer coisas semelhantes sobre Palin pois esta já era uma piada mundial com as burrices que disse em entrevistas. Ela se recuperou, vê-se que com o treinamento. Mas as piscadelas de olho, os “Áiracs”, “Áirans” e “Núkelars” que ela emitia com orgulho – além de seus acenos de mão e trejeitos juvenis de eterna cheer-leader – faziam com que seu corpo de gostosa provocasse repulsa em mim. Ela parece essas mães ainda jovens e bonitas que fazem cara de secundaristas e deixam os filhos embaraçados. Eu odiaria ser filho dela. Biden não foi canastrão quando falou sobre a morte da mulher e da filha. Mas ele tem um amendoado irregular nos olhos ou aquilo é uma plástica mal feita?

Já estava bom da gripe quando fui gravar e notei que a seqüela do som de nariz tapado só aparecia quando ouvíamos a voz gravada. Adiamos e, em duas noites, botei voz em “A cor amarela”, “Base de Guantánamo”, “Perdeu” e “Tarado ni você”. Pedro Sá levou uma câmera que parecia um objeto soviético. Era. Diz que é máquina vintage russa que dá imagens fantásticas. Tomara que ele apresente fotos boas de nós no estúdio. Gravamos também os coros de “Base de Guantânamo” e as palmas de “A cor amarela”: foi festa no estúdio pois Ricardo e Marcelo vieram para isso. Tony Vanzolini andou filmando umas noites lá (quando gravávamos “Menina da Ria”) mas até hoje não pintou nada aqui no blog. Perguntemos a Hermano.

Também não depende de mim o tamanho das letras. Perguntemos a Hermano. Li a palavra “blogosfera” justamente em Portugal (aqui também se usa), quando visitei um blog muito legal de um português que alguém me indicou em Lisboa. Mas não sou muito de ler blogs (leio pouco mais do que e-mails na internet). Então nem sei se o tamanho das letras aqui está longe do padrão, se é que há um padrão. Só tenho é a idéia de lançar aqui duas versões da gravação de “Incompatibilidade de gênios” que fizemos. Uma com um solo de guitarra e um violão base que corresponde às intenções do solo, outra com uns efeitos de guitarra com um violão regular. Ambas são lindas e escolhemos provisoriamente a dos efeitos. Mas eu queria ouvir a opinião (e contar os votos) dos visitantes aqui do obraemprogresso.

| Assuntos: , , , ,

163 Comentários sobre o Post “REI, REIS”

  1. nelson disse:
    Outubro 4th, 2008 at 9:31 pm

    caetano menos rapaz menos hehehehehehe

    rei do rio é meio forte….

    realmente a sara é muito gostosa não tinha ainda visto as pernas dela…..não sabia que o alaska produzia pernas assim heheehehe.ela me pareceu aquela americana “travada” mas que em quatro paredes hehehehehehe.foi exatamente o corpo dela talvez a aunica coisa que não causou repulsa em mim rsrsrs.

    coloca uma camera no estudio em tempo real com o blog….seria demais!

    acho que incompatibilidade de genios deveria ter um tamborim, um triangulo, uma guitarra absolutamente distorcida e suingada de pedro sá mas não exatamente monocórdica como mostrado no blog seu violão minimalista e o baixo.

    acho que a guitarra deveria dialogar com o triangulo assim como o tamborim com seu violão cabendo ao contrabaixo a tensão da letra …o que vc acha?

    que letra é essa menina da ria?

    a teoria nunca é sexy…. é a mensagem subliminar da teoria é que se mostra sexy…. assim como a prática que se revela sempre absolutamente nua…

    minha irmã tinha 6 anos cabelos crespos em forma de cachos… operarios da obra la de casa ouviam rádio de pilha durante os intervalos…
    tocava debaixo dos caracóis dos seus cabelos minha irmã adorava a letra e cantava..lembranças…a musica sempre a pautar nossas emoções e vida…este é um dos grandes baratos das canções…fazer o link com momentos da nossa vida….

    segue do youtube :

    http://br.youtube.com/watch?v=squiRA0RPw0

    e o sorriso de caetano e as palavrras do rei tudo muito lindo tudo muito verdadeiro…

  2. nelson disse:
    Outubro 4th, 2008 at 10:02 pm

    o hilario da coisa é que o terno apertado ou com a impressão de apertado na verdade traduzia
    o aperto do teu coração e o aperto em que vc se colocou cantando ao lado de roberto…

    é só uma questão de vc vestir uma bata africana da proxima vez que cantar ao lado do rei alias devo confidenciar que vc não combina com terno caetano ….não sei quem escolhe seu figurino mas diz á moça que vc não combina com terno.terno é estruturado é monocromatico é sinonimo de poder e vc é um artista um poeta um cantor e o terno é a antitiese de seu pensamento e atitude.

  3. Rosana Tibúrcio disse:
    Outubro 4th, 2008 at 10:07 pm

    Parece ridículo meu comentário, mas é uma questão de saúde para os meus olhos um tanto cansados:alguém pediu pra que as letras do blog sejam aumentadas. Tomara atenderem.

    Não posso deixar de dizer que sou sua fã incondicional.AMO. Gravei e gravo tudo que posso: os Ensaios da TV Cultura, Chico e Caetano, as entrevistas no Jô, o papo com Pasquale. Li e tenho Verdade Tropical e agora bebo, com certo gosto, esse blog. E o gosto melhorará se a letrinha virar letra.
    Beijos e muita saúde!!

  4. Rafael Rodriguez disse:
    Outubro 4th, 2008 at 11:14 pm

    Quero as duas, mas se tiver que escolher que seja a versão com uns efeitos de guitarra com um violao regular…

    Hermano,
    Queremos mais vídeos!!!

    Bjs.

  5. Hermano Vianna disse:
    Outubro 4th, 2008 at 11:21 pm

    os vídeos do estúdio: realmente estamos devendo: é que a equipe do Toni está correndo para terminar a edição do DVD, que tem prazo apertado de entrega… por isso ninguém teve tempo de editar para o blog… peço desculpas

    o tamanho das letras: vou ver com o pessoal que diagramou o blog se é possível aumentar: mas enquanto isso não acontece: em todos os browsers há um zoom, que aumenta as letras e imagens de qualquer site - no firefox que estou usando é preciso clicar em view e depois em zoom in - para quem ainda usa o internet explorer é preciso clicar em página e depois em zoom - é bem fácil

    quanto à idéia da eleição entre as incompatibilidades: acho ótima idéia: e só me passar o áudio que eu publico aqui - o Pedro Sá também pode fazer isso (aliás, tô esperando um texto dele por aqui, assim como do Ricardo, do Marcelo, do Moreno…) - o problema é que acho que não temos por aqui uma ferramenta de votação… mas isso se resolve com as pessoas votando nos comentários - acho que nesse caso o voto não precisa ser secreto - e poderemos inventar algum presente para a melhor justificativa de voto!

  6. Renato disse:
    Outubro 5th, 2008 at 12:16 am

    Caetano,

    Pegando o gancho do Rei e dos ancestrais monárquicos brasileiros, o que me pergunto é qual a origem desta necessidade (muito brasileira, mas não só - a grande motivação dos Beatles era serem maiores do que Elvis!) de endeusamento de uma única figura.

    Ainda hoje (e desde sempre, you know), nas mesas dos bares, longos e acalorados debates são travados (com absolutamente nenhum êxito) sobre a questão: quem é melhor, Chico ou Caetano? Chico em letra e Caetano em música? Ou seria o contrário? Falam que Drummond é o maior (num país que deu ao mundo João Cabral ou mesmo Bruno Tolentino entre tantos outros); falam de Saramago e jamais de José Cardoso Pires (entre tantos outros); falam de João Gilberto e ignoram Johnny Alf (em minha modesta opinião este é tão importante quanto João quando se fala em Bossa Nova - embora eu ame igual e muito particularmente cada um deles) - a lista seria interminável. É o país do “Rei do Cachorro-Quente”, “Rei dos Amortecedores”, “Rei da Moqueca”, “Rei da Feijoada”, “Rainha dos Baixinhos” etc.

    A ênfase cheia de sentimento na candidatura do Gabeira (em quem eu votaria, se votasse no Rio) atesta esta necessidade de unificação em torno de figuras públicas, embora todos saibamos que ele sozinho seja apenas uma parte do corpo político - e diante do tamanho da empreitada o quão valioso é todo o corpo político!

    Talvez essa adoração pela figura única (paterna/materna? Seria o Brasil uma terra de órfãos?) seja a melhor explicação para a “aprovação recorde” de Lula após tantas cabeças terem rolado em seu Governo, diante do seu nariz - sem que ele nunca soubesse…

    Enfim, Piquet sempre foi mais piloto que Senna, Canhoteiro deixava Zagallo no chinelo, novela boa era de Janete Clair, Fernanda Montenegro é melhor do que Marília Pêra…zzzzz….zzzzzzzz.zzzzzzzzz…. ronc! :)

  7. Bruno Guimarães disse:
    Outubro 5th, 2008 at 1:12 am

    Incompatibilidade de gênios vai entrar?!?!!!! Que espetáculo…. Voto nas duas versões.
    E por falar em Circuladô, tenho muita curiosidade de saber o que vai ser feito daquele especial feito pela Tv Manchete… Até comprei o VHS que saiu depois, mas perto daqueles programas todos, o VHS nem se compara. Talvez aquilo seja o que melhor se produziu sobre Caetano e, no entanto, está aí perdido. Pensem, por favor, em lançar o material em DVD!

    abraços a todos.

  8. gil disse:
    Outubro 5th, 2008 at 1:12 am

    Binden é o cara, parece até melhor que Obama…a boneca…bem, a boneca é uma boneca mas a coisa é séria…ela deve ouriçar os velhinhos do Poder, uma mãe dessas?…minha nossa…desde o encontro entre o príncipe e o mercador já era certo a aprovação do plano, pois bem, aqui vamos nós então, no apagar das luzes uma festa para o setor financeiro é claro, petróleo e armas já estão lambendo os beiços…vamos ao futuro e o negão vai com a gente, parecia impossível. Aqui na roça vamos sonhar então com nosso Gabeira, neste sábado de manhã lá no Pepino tomando côco ( se o circunflexo acabar???…) e passa o Sirkis num jeep e o som da campanha…o rio de gabeira/o rio de gabeira…é um anti hino, mas ficou bacana, não é nem sambão nem altão, é convocatório…o rio de gabeira…e repete…ficou bacana. Ela vai de Sirkis 333, mas eu vou de Aspásia 123 daqui a pouco. O Rei do Rio? Nossa nostalgia imperial ficou na música, arrumamos nosso xadrez e nominamos o Rei, pode ter um luxo mais chique que Roberto Carlos? Nossa tradição musical romântica…como canta bonito…ei! vc aí! Caetano de terno sim, a gente também pode usar terno, que conversa é essa de bata indiana, somos ocidentais, Caetano já apareceu até nu, é mais que justo que se apresente agora de terno, para nós e para o mundo…e ficou tão bonito, os cabelos, os óculos, não vi nada de apertado assim não, relax, tava bonito abessa. Nosso rei de tênis é hilário de gouveia…sorry…aquele azul e branco, é totalmente bangu…e é lindo, é nós…Caetano bacana.
    Mas já começou o processo de armamento da américa latina. E o nosso mangabeira? a indústria bélica tem ali alguma coisa a ver com isso? sacundim, sacundá, sacundim cundim cundá…

  9. eXequiela - Xhale - disse:
    Outubro 5th, 2008 at 1:27 am

    Quiero ver las fotitos!

    Muy buena la idea de Incompatibilidade…

    Yo también ODIE esos guiños de ojos… y la forma de dirigirse a la cámara: parecía un típico discurso de vendedor de biblias pero dijo lo que el estadounidense medio quiere escuchar. Qué curioso que te causara rechazo la belleza de la cheerleader… Pienso que la apariencia que vende es lo que fascina a muchos (sobre todo a los moralistas de EEUU?): mezcla de mujer fuerte (pero con licencia para ser ignorante) con ama de casa devota a su familia. Para muchos hombres (y mujeres): la mujer ideal. Y ser linda es por lo general una ventaja, no se puede negar. Además, qué mejor que una brutita para que ponga la cara y diga cosas como que Obama apoya a los terroristas. McKain no lo dice pero ella tiene un permiso especial para hacerlo. Parecía como que Palin le hablaba al tìpico estadounidense inocente y Biden al estadounidense realista. En fin… ojalà que esta crisis económica sirva para que no gane otro republicano, aunque tampoco creo que Obama sea MUY diferente. Igual.. peor que Bush no puede haber.

    ALL.MOST
    Sí Leozinho, muchas veces parecés arrogante, egocéntrico, sabelotodo… y SEXY (sí, sí). Lo pedante no quita lo sexy (en vos).
    1B!

    PD: Si tienen el tìpico formato para escribir blogs, pueden cambiar el tamaño de las letras en la barra superior de la ventana donde se escribe el post. Quizàs tenga un icono q represente a una letra o quizás dice: font, fuente, fonte (?). O los lectores pueden ir a la barra superior del browser, hacer clic en Ver y luego en Tamaño de texto y Aumentar (no sè cómo será en browsers en portugués)

  10. Bruno Guimarães disse:
    Outubro 5th, 2008 at 2:22 am

    Acho um pouco babaca essa implicância com o termo “Rei”. Afinal de contas, isso nada mais é do que um simples termo. O Houaiss define “rei” como também sendo “o que se destaca entre os que pertencem ao mesmo grupo, profissão, classe etc.”
    Da mesma forma, não há dúvidas de que, não só o Brasil, mas o mundo (ocidental, pelo menos…) vê na pessoa do Rei, e em nenhuma outra, a figura soberana, endeusada e muito superior aos demais de sua espécie, daí o termo…

    Contraposições da expressão a República ou ligações com a monarquia já não fazem o menor sentido…. Basta dizer que nos Estados Unidos, republicanos por natureza (também não contraponham com “democratas”) utilizam a expressão “king of…” com habitualidade. Acho até que se pode dizer que americanos são reis em usar “king of…”

    Quanto a quem não gosta de ver Roberto Carlos chamado de “Rei”, só lamento! Acho que o título vem da aclamação popular, independentemente do gosto individual das pessoas. E nesse sentido, não quem negue o fenômeno de massas que é Roberto Carlos nem quem, mesmo não gostando dele, não saiba cantar muitas de suas músicas ou não se identifique com, pelo menos, uma delas. E por isso, Roberto Carlos é rei e é bom saber quem a gente chama de rei.

  11. Cecilia disse:
    Outubro 5th, 2008 at 2:37 am

    Nelson, querido,
    O seu comentário sobre o uso do terno é equivocado.
    João Gilberto, um dos maiores artistas de todos os tempos, só se apresenta de terno. A foto do Tom Jobim moço, de terno, em movimento, carregando um violão a caminho do aeroporto(?) significa muito pro Brasil. Mick Jagger veste terno em muitas situações sociais e parece se sentir muito `a vontade dentro dele.
    O fato de vc achar que o Caetano não fica bem de terno é outra coisa. Em relação a isso, tenho a sensação de que o Caetano não escolhe pessoalmente os figurinos p/ essas apresentações mais formais e tampouco convida um “personal stylist” que o faça de forma que o resultado o favoreça.
    Com isso acaba que ele não “veste” a roupa no sentido de se apossar dela, o que dá a sensação de que ele não está `a vontade dentro dela. Terno é quase sempre lindo!
    Em relação a essa parada de rei, achei curioso me deparar com esse artigo do Caetano, justo enquanto ouvia o primeiro disco do RC. Tinha acabado de ver o Vicky Christina e não sei porquê me ocorreu mostrar a alguém uma música do Rei ao chegar em casa. Penso que o RC se sente um Rei e nesse sentido ele ocupa esse lugar com muita propriedade. Quanto ao Caetano, tão genial quanto o Woody allen e seu(s) filme(s), penso que ele tb é um Rei, sabe que é, mas não se sente como tal. Assim como o Woody allen, ele adora nos seduzir com o personagem do coitadinho. E quase sempre consegue.
    Chega de conversa!
    Bom dia e bom voto a todos.
    Gabeira, sempre.

  12. mafra disse:
    Outubro 5th, 2008 at 2:59 am

    caetano, me perdoe, mas independetemente de marketeiros quaisquer ou da vontade do povo, roberto carlos ser chamado de rei é ruim para o brasil e para ele.

    lamento sua fala naquele bonito album - circuladô vivo - e lamento que aqui você (re)valide isso. o brasil precisa de muitas coisas, não de reis (& rainhas).

  13. mafra disse:
    Outubro 5th, 2008 at 3:03 am

    sobre esse seu interesse recorrente nas eleições dos u.s.a., e isso não é (bem) uma crítica, dá vontade de, lhe parafraseando, lembrar que:

    “americanos representam grande parte da tristeza existente neste mundo”.

  14. mafra disse:
    Outubro 5th, 2008 at 3:09 am

    por fim, marcos bagno tem um livrinho muito bacanudo chamado “preconceito lingüístico - o que é, como se faz” que lhe indicaria para ler.

    acho que alguns de seus comentários anteriores poderiam ser repensados se você tivesse algumas informações defendidas ali - e não, aquele não é um livro (e nem de um) demagogo.

    e não digo isso como quem diz “porra, maluco, se liga”. digo algo como “ô, amadinho, tás precisando dar um up”.

  15. Fernando Salem disse:
    Outubro 5th, 2008 at 3:29 am

    Muito bacana a idéia do VOTO aqui nesse ambiente. Seria a primeira experiência de democracia fonográfica na carreira do Caetano. Essa semana estreou o filme com a história dos meus queridos amigos Titãs e lá há o momento divertido e um tanto tenso em que os caras votam no repertório a ser gravado no disco “A Melhor Banda dos Últimos Tempos…” Perguntei essa semana ao Paulo Miklos se essa prática ainda existe. E ele me disse que há alguns dias eles haviam feito a votação de uma primeira lista. Acho que de 22 músicas eles já diminuiram pra 16.

    Nos POSTS mais recentes do Caetano (não sei se ele notou) tenho percebido uma maior intimidade com os malucos que o visitam por aqui. O tom do texto está cada vez menos literário e cada vez mais bloguístico.

    Daqui a pouco, acho que vai chegar a hora dele fazer COMENTS também, além dos POSTS oficiais.

    A letra pequena não é padrão não. No meu blog faço questão de usar a ARIAL 18 pra que todos metam os olhos sem esforço.

  16. Aline Athayde disse:
    Outubro 5th, 2008 at 4:03 am

    Além de gostar muito dos comentários de Cateano sobre política, amei encontrar esse bloh, poderei mostrar a meu coordenador pedagógica que realmente Caetano não participou do Face, porque estava gripado.
    Obrigada aos realizadores do blog, independente do tamanho da letra, ele é muito bom! :)
    Cheiro, Aline.

  17. Serena do Pai disse:
    Outubro 5th, 2008 at 5:24 am

    Actually, Dear Caetano, I find your english very, very sexy, but the sexiest ONE is from a mysterious semi-GOD.

    I see you have enjoyed the potion!
    I hope all the brasilian GODS AND GODDESS are in touch with POWER. PODER is a sort of “Odeio”, in the meaning of your song, of course. What to do with it?

    I take number 43 as the ONE! For the light of the sun, the power of the sea and the highness of the sky.

    Oh, I would never forget the moon!

    I may ask you about the KING through it’s absolut meaning, shall The KING represent GOD?
    Isn’t this question extremely updated?

    My vote to ” Incompatibilidade de Gênios” goes to the one with many effects!!!!! Perhaps it would sound more like magic or if you prefer, I may say witchery in the name of a GOD, or even of a DOG!
    My most sincere sympathy!
    Serena

  18. Obra Em Progresso disse:
    Outubro 5th, 2008 at 5:56 am

    Por que diabos Roberto ser chamado de rei é ruim para o Brasil? Por que Luiz Gonzaga ser chamado de rei era ruim? Ou Chico Alves? Ou D. Pedro II (que era chamado de imperador)? Para que esses faniquitos antimonarquistas anacrônicos? Orgulho-me de ter dito o que disse no show Circuladô. No mais, vou ler o livrinho do Bagno. Mas o que escrevi sobre ele foi motivado pela leitura de uma entrevista à Caros Amigos, onde os argumentos me pareceram demagógicos e de visão curta. Continuo pensando assim.

    A necessidade de endeusar uma única figura foi ultrapassada em 1967. Adeus. Kaput. Veio a variedade e a pluralidade. Hoje há quem se queixe do caos, da atomização dos ineteresses. Eu gosto. Lutei por isso. Mas a piada de “rei” é legal. Não necessita da manutenção do elenco pequeno. Aquilo era conseqüência da pobreza. Em 67 intuímos a superação da pobreza. Estamos no processo. Não sei se a Inglaterra possuir uma rainha Elizabeth ajuda ou atrapalha no desenvolvimento daquele país. Nem nas conquistas das liberdades liberais. Joaquim Nabuco conta que o grande André Rebouças escreveu que a República foi proclamada “CONTRA O 13 DE MAIO”. Pense nisso.

    Quanto a mim, detesto até a mania de se dizer que Machado de Assis é o único escritor brasileiro. Gosto de Euclides da Cunha, “Iracema” de Alencar, “O Ateneu” de Pompéia, É claro que, se se trata de bossa nova, João Gilberto é o evento nuclear, e não Jonny Alf. João Gilberto é único, mas não é O único. Jobim é maior o compositor do período (seguido de Lyra) e um dos maiores de todos os tempos brasileiros (e não só tempos brasileiros). Alf é precursor de muito da bossa nova - e grande compositor.

    A votação para escolha da versão de “Incompatibilidade” será através dos comentários mesmo, Hermano. Foi assim que eu pensei. Obrigado a quem desenhou um arranjo com triângulo etc.: nossa versão é radicalmente monónota e sua beleza possível vem daí. Isso não vamos mudar. Incrivelmente Rafael já votou. Sem ouvir.

  19. Obra Em Progresso disse:
    Outubro 5th, 2008 at 6:00 am

    Postei comentário, querendo pô-lo em meu nome, e saiu direto como sendo de obraemprogresso. Não entendi como se posta um comentário.
    Ass: Caetano.

  20. tyrone medeiros disse:
    Outubro 5th, 2008 at 7:19 am

    Caetano, coloque a versao de INCOMPATIBILIDADE DE GENIOS com outra efeitos de guitarra com um violão regular !

    É bacana essa versao ser o totalmente o oposto das versoes existentes… conheço duas: a do joao, e uma que Chico Buarque fez no SONGBOOK do bosco…

    FICA A DICA!

  21. Vero (URUGUAY) disse:
    Outubro 5th, 2008 at 7:28 am

    Caetano:

    Nosotros aquí en mi país tenemos un dicho que dice “Nobleza obliga”,(Nobreza obriga).
    Ter tantos nomes soberanos da MPB e do rádio, “merecedores” por suas posiçoes e trayectórias.Obriga aos justos reconhecimentos. É muito NOVRE da tua parte,(refiro-me ao sublime e generoso),lembrar a toda essa “gente coroada” de virtuosismo…e descrever sobre seu nervosismo frente a tais musicais grandezas.

    Ah! você fica muito elegante com o terno (aparentemente)”apertado”.

    Lembro com emoçao, quando você veio pela primera vez a Montevideu, a apresentar seu show “Circuladô”, ao Teatro Solís, (lembras?), vestías aquela roupa linda, de camisa branca ajustada ao seu corpinho, com umas calças vermelhas escuras amplias; você ficava muito “sexy”. Mas eu acho você tamben agora de qualquer jeito sempre “sexy”, mesmo sim!! falando de gramatiquíces do Inglês.
    Mais eu queria te dizer que lembro da entrevista que meu amigo Fernando Torrado te fiz, naquela oportunidade (você lembra dele?, ele tem um programa chamado “Color Café” de Música Brasileira há 30 anos nois conhecemos muito da Bossa Nova tudo da MPB, ou cuasi tudo, mais tudo da BOA MÚSICA isso sim!!) aonde nós os ouvintes mandamos perguntas para te fazer; e que você respondeu divinamente. Eu mande te perguntar sobre as mulheres; gostei o que você respondei, Você disse: Gosto das mulheres porque elas sao mais DEFINIDAS…falavas em comparaçao ao homen…e ainda mais… depois da aquela entrevista començamos dalí a te denominar “Caetano um Ladrao de Ternura”.

    Falo disto porque me lembrou ao comentario de “Debaixo dos caracóis dos seus cabelos”, (muito linda)te confesso que gosto mais da tua versao, quela do Roberto Carlos, claro! com todo o respeito que o “REI” me merece.

    Que bom que você melhorou da gripe, agora, fico tranqüila. Estou gostando muito das músicas novas, “A cor amarela” me leva o astral sobre tudo pela manhâ, a gente comença o dia com muito “swing”, mais alegre , imaginando-se a belas praias do Río de Janeiro e com muito axê!. (com muita onda e!que onda, que onda, que onda, que daaaaa!, literalmente).

    Me deixas con bastante ansiedade, por ver fotos e filme do estúdio (a festa)de gravaçao.

    Vamos Hermano, pra quando?, publica!,prontamente que deseja-mos ver á “cozinha, o “MESTRE” com seus “ingredientes”(todos), com a massa nas maos e seu fermentos”, por favor!.

    Com respeto ao tamanho das letras ¡gente!, utilicen a LUPA (zoom) que está sobre da barra, abaixo do seu navegador (Internet Explorer).

    Caetano, nestes instantes quem está nervosísima frente a tao significativa opiniao ; sou EU!pelo “grandioso pedido” das versoes da gravaçao de “Incompatibilidade de gênios”.
    Nao tenho dúvidas que as duas sao lindas , mais tenho que escolher uma só?!, entao voto pela versao “con uns efeitos de guitarra com um violao regular”.

    O meu coraçao te agradece pela “tamanha NOBREZA”, me sinto muito “feliz”, pelo privilegio de já “pertenecer” ao seu blog; mais principalmente ,por ser a sua admiradora, “FANÁTICA” e incondicional “de você” há muitos anos.
    ¡De novo OBRIGADO por isto e muito mais…Caetano.

    Ate mais, desculpa meu portugués, (é que tenho meu teclado configurado em espanhol, mais aproveito para praticar (o portugués)que é uma das línguas que eu mais gosto.

    Beijos carinhosinhos no seu coraçao. Vero.

  22. Vero (URUGUAY) disse:
    Outubro 5th, 2008 at 7:36 am

    PS: Esquece, que tamben tenha uma “swing· bateda de percusao.

  23. Cleithsania tiburcio disse:
    Outubro 5th, 2008 at 10:17 am

    Oi.
    Acabei de votar, aqui em são paulo.
    Torço para que o Gabeira, vença a disputa no Rio.
    A cidade mereça um prefeito tão responsável quanto o ele.espero que os eleitores da cidade saibam disso.

  24. nelson disse:
    Outubro 5th, 2008 at 10:47 am

    caetano:

    coloque seu nome.

    Caetano Emanuel Viana Teles Veloso.

    E mail não precisa ja que poetas não precisam de e mail.

    Teu website :acho que é caetano veloso ,alias ta precisando e não digo isso como quem diz “porra, maluco, se liga”. digo algo como “ô, amadinho, tás precisando dar um up créditos ao mafra..

    ou então coloque no espaço do nome:
    filho de dona canô e irmão de maria bethania

    ou ainda :polemista brasileiro de santo amaro da purificação

    ou ainda: pai de moreno zeca e tom

    ou ainda:tropicalista posso dizer convicto?ou a pós modernidade e atomização dos interesses te fez repensar uma postura tropicalista?

    ou ainda:um cara em progresso

    ou ainda:o cara que escreveu “e eu menos estrangeiro que no lugar que no momento…”

    ou ainda:o cara que escreveu “enquanto os homens exercem seus podres poderes”

    ainda:”só tenho inveja da longevidade de dos orgasmos multiplos”

    ou ainda:uma mulher uma beleza que me aconteceu, e iris cor de mel”

    ou ainda:

  25. nelson disse:
    Outubro 5th, 2008 at 10:54 am

    ps 1: há caetano e ia me esquecendo teu my space é inexistente rapaz….um artista como vc não pode deixar de ter um my space bacana…..convergencia,acessibilidade, sinergia,disponibilidade just in time esse é o presente.

    ps2:fala com ela(não o filme do almodovar) rsrsrsrsrs pra elaborar um projeto de my space bacana pra ti vc merece e nós que gostamos da tua arte também.

    abraços

  26. Paulo Boschetti disse:
    Outubro 5th, 2008 at 11:19 am

    Como o próprio nome sugere, porque não não as duas versões da cansão no sentido de progresso mesmo. Espero que você, toque o violão, do seu jeito intuitivo, anti-acadêmico ( pelo menos “incompatível” com uma visão mais conservadora de alguns músicos).Em Porto Alegre, onde morei por nove anos, tem uma professora de música, grande cantora Rosana- Cordas e cordas-
    adora seu jeito de tocar violão.Aliás, viva Ernane Poeta e “nosso” Coro dos Contrário, cantando Índio,Milagres do Povo e Gema.
    Temos tantos Reis e que tenhamos muito mais.Acredito que a grandeza do ser humano quetranscende a norma institucionalizada, por isso me encanto com a cultura popular, mais emocional, mais humana e não pouco complexa. Admirar um indivíduo significa focar em seus aspectos positivos como símbolo de uma coisa maior. Nossos reis se tornam nossos espelhos. Não é a-toa que todos os Reis iniciaram imitando outra Majestade.
    Viva(m) os reis do Brasil

  27. eXequiela .X-hale. disse:
    Outubro 5th, 2008 at 11:25 am

    Uy…no saliò mi comentario de la noite. Intento nuevamente.
    Quiero ver las fotitos!
    Muy buena la idea de Incompatibilidade…
    Yo también ODIE esos guiños de ojos de Sarah… y la forma de dirigirse a la cámara: parecía un típico discurso de vendedor de biblias pero dijo lo que el estadounidense medio quiere escuchar. Qué curioso que te causara rechazo la belleza de la cheerleader… Pienso que la apariencia que vende es lo que fascina a muchos (sobre todo a los moralistas de EEUU?): mezcla de mujer fuerte (pero con licencia para ser ignorante) con ama de casa devota a su familia. Para muchos hombres (y mujeres): la mujer ideal. Y ser linda es por lo general una ventaja, no se puede negar. Además, qué mejor que una brutita para que ponga la cara y diga cosas como que Obama apoya a los terroristas. McKain no lo dice pero ella tiene un permiso especial para hacerlo. Parecía como que Palin le hablaba al tìpico estadounidense inocente y Biden al estadounidense realista. En fin… ojalà que esta crisis económica sirva para que no gane otro republicano, aunque tampoco creo que Obama sea MUY diferente. Igual.. peor que Bush no puede haber.

    ALL.MOST
    Sí Leozinho, muchas veces parecés arrogante, egocéntrico, sabelotodo… y SEXY (sí, sí). Lo pedante no quita lo sexy (en vos).
    1B!

  28. eXequiela .X-hale. disse:
    Outubro 5th, 2008 at 11:28 am

    otra cosa… Roberto Carlos y Caetano. Para mi Caetano es lo que Maradona a Pele.
    Pele: Rei
    Maradona: Deus

    Que monarquía extensa tienen uds!!!

    Y reinas… o princesas? Hablá de ellas Leozinho.

  29. eXequiela .X-hale. disse:
    Outubro 5th, 2008 at 11:35 am

    Perdón… lo último. Cuál es la diferencia entre guitarra y violao?

  30. joana disse:
    Outubro 5th, 2008 at 11:38 am

    eu também voto sem ouvir.
    tenho detestado essa Incompatibilidade de gênios.
    é a única nessa obra que não consigo gostar.

  31. Idelber disse:
    Outubro 5th, 2008 at 11:59 am

    Caetano, querido, sem querer ser chato — e já sendo –, acredito que faltou um elemento aí para entender o can I call you Joe? com o qual a Palin adentrou o palco. Acho que não era exatamente para criar intimidade, mas para preparar uma outra linha que ela trouxe decorada e que foi usada no meio do debate: say it ain’t so, Joe!, exclamação com a qual ela tentou desqualificar uma posição de Biden. Para qualquer americano familiarizado com o beisebol (um público alvo dos Republicanos), a frase say it ain’t so, Joe evoca os escândalos de corrupção que ficaram conhecidos como “Black Sox Scandal”, no qual vários jogadores da equipe de Chicago — terra de Obama — entregaram partidas em troca de dinheiro. Um deles se chamava Joe Jackson (daí a frase). Sem o pedido de permissão no começo do debate, essa linha seria facilmente interpretável como desrespeitosa. Ou seja, é mais um dado para reforçar o que você diz sobre ela: impostação e artificialidade pura. Forte abraço do seu fã.

  32. eXequiela .X-hale. disse:
    Outubro 5th, 2008 at 12:15 pm

    Last but not least…
    Leozinho: Puede ser que tu nombre de usuario en el blog sea obraemprogresso y al estar logueado ya queda predeterminado ese nombre de usuario para poner los comentarios. Si haces log off… luego podes poner el nombre que quieras en el comentario.
    Me gusta ser troubleshooter…

  33. Miriam Lucia disse:
    Outubro 5th, 2008 at 12:29 pm

    1- o comente do Nelson: concordo plenamente com você que embora o Caetano sempre apareça em seus shows com uma elegância impecável, o terno realmente fica um pouco pesado, ainda mais escuro, ficou monocromático no sentido lato da palavra, prefiro mais quando ele aparece vestido sem paletó, ate porque o Caetano, com muita simpatia gesticula muito quando canta (dança gesticulando) e com os braços livres a sensação talvez fosse outra. Agora da onde você tirou esta idéia de bata africana? Desculpe-me mais na minha opinião não tem nada com Caetano, prefiro mesmo o elegante “normal”, acho que qualquer outra forma o despersonaliza.

    2- boa dica esta do “livrinho” que o mafra indicou, achei aqui uma versão em e-book e vou dar uma boa lida, parece bem interessante.

  34. Miriam Lucia disse:
    Outubro 5th, 2008 at 12:51 pm

    Primeiro gostaria de falar que a sua interação no blog como você fez postando um coment foi super legal, deu mais dinamismo, porque normalmente a gente tem que ficar esperando um novo post que as vezes demora alguns dias para ver sua opinião dentro do tema e sem contar que o tema se alonga muito assim acho que fica mais direto e sentimos você mais presente também.

    Assisti ao show “Circuladô”, para mim foi marcante por varias razões, uma delas a presença dos percursionistas que eram um show a parte, depois Caetano cantando Jokerman de Bob Dylan, que me emocionou porque esta é uma das canções que mais gosto de Dylan, e tantas outras musicas que você cantou e encantou nesse show, mais, eu que estava lá e vi e ouvi você cantar “Debaixo dos caracóis dos seus cabelos” posso dizer que foi quase uma solenidade, foi uma homenagem que você fez ali naquele momento ao Roberto, que ao meu entender foi mais que valida em toda sua imensidão, foi muito, muito emocionante. “Manipulator of crowds, you’re a dream twister”.

    Veja bem, poucas pessoas sabem desta visita que o Roberto Carlos te fez no exílio, e também não levam em consideração o fato dele, que não era um cantor político, ou ainda, que não fazia parte de manifestações políticas, ter feito uma canção para um musico que estava exilado por razões políticas, demonstrando solidariedade, carinho e muito respeito não somente ao artista Caetano exilado mais a pessoa Caetano exilada, isso que é legal, esta honestidade, esta coisa meio singela que, para mim é uma característica de Roberto Carlos.

    Vejo que muita gente tem um grande preconceito com relação ao Roberto Carlos, e não é somente com Roberto não. Penso que o preconceito musical segue uma linha que esta voltada ao preconceito social, ou seja: quem gosta de fulano? Hum então ele é bom, ou então ele é brega, dependendo sempre dessa questão social. Veja bem dentro disso, acredito que muitas pessoas que tem este preconceito de Roberto escutaram e cantaram suas musicas quando foi gravado pela Maria Bethânia, mas, jamais dariam a chance de escuta-las gravadas pelo próprio Roberto. Realmente não da para entender, talvez este titulo de “rei” tenha alguma coisa com isso, pode ser, vejo que tem gente que se importa muito com isso, também não entendo porque as pessoas se incomodam tanto com este fato, uma que ninguém vai mudar isso mesmo ele é considerado rei e vai ser rei na posteridade, da mesma forma de Luiz Gonzaga é e será sempre o rei do baião.

    Falando de Joaquim Nabuco uma vez numa entrevista você o citou e me lembro que estava relendo Machado de Assis e foi muito interessante porque busquei algumas biografias sobre Nabuco e vi que eles se conheciam, e isso mudou um pouco minha visão, acho mesmo que ampliei a minha visão, passei observar mais outras questões que circundam as suas vidas e isso me deu uma compreensão mais aprofundada das suas obras.

  35. Renato disse:
    Outubro 5th, 2008 at 1:41 pm

    Bob Dylan disse que o fato dele ir a um museu apreciar telas de Van Gogh não o dá o direito de se achar semelhante ao genial artista holandês. Dá o que pensar.

    Não sei se estamos preparados para tanta liberdade. Vejo crianças educadas por babás, televisão, internet e colegas ou vizinhos - a participação dos pais é cada vez menor e a compensação se dá através de presentes (quem pode oferecê-los) ou da mentira chamada “investimento para dar um futuro melhor”, mentira que sepulta o automaticamente o presente de pessoas sem bom caráter.

    A geração de Caetano, Gil, Chico ou Milton conhece profundamente seu ofício, coisa cada vez mais rara hoje em dia. O individualismo está no seu apogeu e realmente não sei onde tudo isso vai dar - porque a desierarquização e a despriorização tornam tudo supostamente igual, anônimos e famosos. Isto tem muita importância e ela não é só positiva.

    Gosto de pensar em caras como Djavan (que não tinha sequer rádio de pilha em casa quando criança, tamanha a pobreza em que vivia) ou Zé Ramalho, cujos talentos venceram tantas adversidades. Ou mesmo o Caetano (nunca entendi as espetadas de Belchior com as lamúrias “Veloso, o sol não é tão bonito para quem veio do norte” etc - como se a vida de Caetano tivesse sido sempre a de um milionário e como se a beleza do sol dependesse das condições econômicas; mas enfim, gosto de Belchior e gosto mais ainda desses recados entre artistas, já que Raul Seixas também dava suas espetadas no bardo cearense). Sem educação e sem religiosidade (sim, talvez a humanidade não sobreviva sem ela), estamos no vinagre. Hoje todo mundo sabe tudo superficialmente e ninguém conhece nada em profundidade. Não deixa de ser um fruto das pluralidades, mas me pergunto se não houve um sério erro de rota aí pelo caminho.

    E viva o Rei.

  36. Alexandre disse:
    Outubro 5th, 2008 at 1:52 pm

    O título não tem importancia…

    O importante é o que sentimos ao ouvi-lo.

    Não acho que o principal objetivo da música seja enobrecer o cantor.

    A maioria das músicas produzidas na voz do Roberto Carlos - mais evidentemente ainda se forem músicas como as de Tom Jobim -, é um carinho na alma pelos ouvidos da gente.

    Sendo assim, melhor do que Rei, Roberto Carlos é um grande acariciador. Caetano também. Dos melhores que há. Quase tão bons quanto João Gilberto. Esses caras fazem Amor conosco pelos ouvidos…

    Roberto e Caetano, VOCÊS SÃO MESMO FODA - uma bela foda!

  37. Enzio Andrade disse:
    Outubro 5th, 2008 at 2:36 pm

    Bom, postei aqui um comentário mas ele sumiu misteriosamente,ao contrário do Badauê.Mas a respeito de “Rei ou Reis”,que o Caetano falou aí, saiu essa semana se não me engano no JB, uma matéria sobre o segundo esposo da pintora Tarsila do Amaral que colocava a idéia que a República era uma forma simbólica de parricídio contra a figura de D.Pedro II,foi uma tese de um livro escrito por esse homem, Paulo ,alguma coisa,não me recordo o nome, mas que publicou um livro em 1944 com essa tese e só agora o mesmo foi republicado.E por coincidencia Caetano citou aqui as palavras do André Rebouças,um Negro lindo e monarquista.Caetano diz que não sabe se a figura da Rainha Elisabeth ajuda ou não,mas é relevante notar que os países ocidentais que são monarquias são na maioria das vezes,aqueles que mas avançaram em liberdades individuais,coletivas,direitos civis,humanos e tal.Quanto a obra em progresso,gostaria de humildemente dar uma sugesta,que tal editar um albúm duplo? o cd 01 com as músicas gravadas em estúdio e o cd 02 com os encontros de Caetano e Convidados,e também um Ep com as 02 versoes de incompatibilidade de genios ,e 2 ou tres surpresas escolhidas pelo Caetano pra gente.ahh e um edição de um DVD bem bacana pra todos os fãs.Hermano,que tal? isso saciaria a nossa fome de Caetano por um tempo, no bom sentido é claro,porque Caetano sempre é bom,em qualquer dose. :-)
    Abraços pra todos.

  38. Rafael Rodriguez disse:
    Outubro 5th, 2008 at 2:37 pm

    … hahahahahaha…
    Quanto ao voto,
    Juro que imaginei como seria.

    Assisti no festival do rio o documentário “As Cantoras do Rádio”, dirigido por Gil Baroni e Marcos Avellar.
    O filme é sobre as divas da era de ouro do rádio, como muitas delas que estão longe da mídia ainda sustentam suas coroas de rainhas. Fui na Premiere e pude ver Carmélia Alves, Carminha Mascarenhas, Violeta Cavalcanti e Ellen de Lima cantando ao vivo e sem acompanhamento de instrumetos; nossa! que beleza!

    Só mais uma coisa: lembro da Emilinha Borba quando alguns meses antes de falecer a encontrei vendendo seus cds no Largo do Machado. Comprei um e pedi para que autografasse, ela me olhou nos olhos emocionada, a abracei e recebi doi beijos - um em cada bochecha.

    Bjs.

  39. nelson disse:
    Outubro 5th, 2008 at 3:20 pm

    CECILIA MINHA LINDA..
    teu nome é sinonimo de poesia…..

    aceito teu comentario…bata africana foi o que me ocorreu…. eu que nada entendo de moda no sentido de deixar caetano mais á vontade…. foi uma grande brincadeira tipo stand up comedy….

    suas referencias são bacanas mas os contextos diversos me fazem pensar que caetano não combina com terno ….o proprio joão em um video diz que caetano é o futuro e terno definitivamente não é o futuro…dai concordo com maria lucia que não é a do faroeste cabloco mas é super hype e que concorda comigo…

    agora a citação do ex marido da luciana é um pouco demais …não sei se vc sabe mas ele faz parte do jet set internacional a muito tempo e acho que ele está certissimo diante da grana que tem e merecida por sinal dai porque vc tem razão ele combina com terno sim …..

    já tom combina com qualquer coisa porque tom é o alter ego de um homem além do seu tempo , homem de wave de ligia de praias desertas assim tom combina com terno com chinelo com camisa com charuto e com amor incondicional á mulher…

    me lembro de caetano nos tempos de velô e de caetano tropicalista e terno me parece algo destituido de sentido diante da trajetoria artistica de cae e pra terminar no dvd noites do norte se não me falha a memoria caetano tira o terno arregaça a camisa afrouxa a gravata e samba
    quero dizer quando caetano samba é um luxo só mas caetano não é velha guarda do samba dai porque mais um elemento de falta de conexão termo-caetano enfim to chato pra dedeu e não entendo nada de moda e posso estar falando uma tremenda asneira emfim tudo não passa de uma grande vontade de dizer que vc cecilia certamente é bela pela tão só discordancia…

    its no more rock and roll but i like it
    kisses

  40. Fernando Salem disse:
    Outubro 5th, 2008 at 3:28 pm

    Adorei! É isso aí, Caetano! Comentar é o grande lance! Assim você não precisa citar tantos coments no POST, embora também goste muito desse seu estilo de amarrar vários comentários, dando liga aos participantes.

    Mas o seu coment no meio do papo ajuda e qualifica o fluxo da conversa. Espero que isso se torne uma prática corriqueira.

    Esse blog tá melhorando muito.

    Quanto à Incompatibilidade, estranhei-a na primeira audição justamente pela monocordia do arranjo e o ostinato da guitarra. Na terceira audição já estava gostando. Difícil tirar a voz de Clementina da cabeça. Ela interpretou Incompatibilidade com fúria e se sobrepôs ao excelente original de Bosco.

    Mas a sua interpretação é anti-clementina e por isso mesmo dá um novo tom para a letra. Talvez menos humorado. Do jeito que você cantou no show a canção me remeteu à Cotidano e Você Não Entende Nada cantadas em Salvador com o Chico.

    Pelo que entendi as 2 versões que você pretende disponibilizar para o cyber-voto são parecidas. Apenas sutis diferenças. Não é isso?

  41. Fernando Salem disse:
    Outubro 5th, 2008 at 3:31 pm

    Completando.

    Seria divertido se você postasse as duas versões. E em cada uma escrevesse um textinho a defendendo. Isso iria acirrar a votação e torná-la mais disputada.

  42. Jary Cardoso disse:
    Outubro 5th, 2008 at 4:10 pm

    Vocês viram como Caetano é o máximo mesmo?!!! Saiu do palco principal deste blog e desceu até aqui na platéia dos comentaristas pra também fazer seu comentário. E vejam q sutileza, real sutileza, realeza mesmo dele ao lembrar que “a necessidade de endeusar uma única figura foi ultrapassada em 1967. (…) Veio a variedade e a pluralidade. (…)Lutei por isso”. Sessenta e sete é o quê? É a Revolução da Tropicália. E quem foi seu principal líder, sem desmerecer nem diminuir a importância de todos os demais tropicalistas? Foi Caetano, evidentemente. E ele poderia dizer “eu fiz e aconteci”. Mas não, como grande líder ele exalta o resultado da vitória conquistada. Em outro post, eu disse que este blog é a nossa nação e que lendo/relendo/vendo/revendo/ouvindo/reouvindo tudo que tem neste blog minha cabeça vai a mil, cheia de idéias, mas na verdade quis dizer que o que mais baixa em mim viajando neste blog são emoções. Volto a insistir: todos nós aqui, além de testemunhas oculares da História acontecendo, somos participantes dela, graças à generosidade e sabedoria deste grande ser humano que é Caetano Veloso. E faço questão de manifestar-me assim, todo devoto, porque, hoje do alto dos meus 60 anos de idade completados em abril, como jornalista profissional que se cansou, durante 40 anos de profissão, de ouvir e ver tantas manifestações preconceituosas e reacionárias em relação a Caetano e os tropicalistas, que agora, com este blog, os tradicionais desentendimentos entre Caetano e a imprensa têm uma referência segura sobre o real pensamento dele, pensamento que é um verdadeiro alimento cultural, antropológico e político para todos os utopistas que vêem o Brasil como o instrumento/arma para transformar este mundo em festa, trabalho e pão! Beijos tropicalistas, Jary

  43. nelson disse:
    Outubro 5th, 2008 at 4:19 pm

    o verdadeiro transsamba de incompatibilidade de genios não reside em nenhuma das duas versões.

    pra mim ficaria sensacional se tivesse guitarra
    tringulo, acordeon,violão,baixo e tamborim.

    leve, mais emotivo,a letra já é um desagravo pesado tipo sai pra lá que a gente não dá certo
    então porque não sinalizar que apesar da letra contundente a musica que a embala possa ser suave residindo ai a esperança de uma possivel promessa de reconciliação.

    mas se tiver que votar ja que caetano disse que não vai mudar o carater monocordico da canção eu voto na guitarra distircida em forma de samba que pra mim parece ser a tonica deste projeto digo a essencia deste projeto.

    tenho uma dúvida: em que medida uma visão tropicalista do mundo não seria exatamente uma afirmação da globalização em seu aspecto mais negativo.

    caetano coloca uma camara on line no estudio e coneca no blog pra gente sentir a vibe de la
    durante a gravação.

  44. Caetano Veloso disse:
    Outubro 5th, 2008 at 4:24 pm

    Vamos ver se agora meu coment vai em meu nome. Só quero lembrar que usar terno com camisa de gola rulê em vez do então obrigatório smoking foi escândalo em “Alegria, Alegria”; que no ano seguinte (algumas djelabs africanos e casacos de general depois) uma roupa de plástico verde e preta foi escândalo maior ainda em “É proibido proibir”; que, ao voltar de Londres, a combinação de claça jeans, tamancos holandeses vermelhos e bata de ebome de camndomblé (com barriga de fora) não causou escândalo mas dúvidas sexuais; que Gil e eu pusemos um pareô sobre o smoking numa premiação e o cara do New York Times escreveu que costumávamos ir a eventos sociais usando vestidos (o que me levou a protestar mas meus amigos americanos acharam que o movimento gay lá não ia gostar disso, eu não liguei a mínima para o o que pensasse o movimento gay americano e gritei greitei gritei no Jô, já que o New York Times não publicou minha carta de protesto - mas não era o mesmo correspondente que disse que Lula bebe - e, nesso caso, quem pagou mico foi o governo Lula, tentando expulsar o jornalista daqui); que usei roupas hilárias (alguma bonitas) na excursão dos Doces Bárbaros (que foi uma idéia de Bethânia); que usei terno de estilista japonês no “Estrangeiro”; que usei calça vermelha larguíssima (que às vezes eu puxava até a virilha) em “Circuladô”; que usei terno escuro sem gravata em “Fina Estampa”; que usei terno com gravata em “Livro Vivo” (que virou “Prenda Minha” no CD e no DVD), o que levou Xexéo a encher o saco, como se eu não tivesse usado terno nunca, e um espectador, no Canecão, a gritar “tira essa gravata” e ouvir um grito muito mais irado meu (no microfone): “A GRAVATA É MINHA”; que fiz “Cê” todo de jeans; enfim, pulando mil detalhes, que minhas relações com o traje são muito complexas e mesmo confusas mas têm uma história (traje foi um dos temas centrais do tropicalismo e de seus desdobramentos). E dizer a Nelson que quem faz meu figurino não é uma moça mas um moço, chamado Felipe Veloso (não é meu parente), aliás sempre creditado. Isso agora. Antes foi um moço chamado Cao. Antes teve outros e outras (inclusive Regina Boni - com Dedé - no tropicalismo). Sempre a partir de decisões minhas. Pessoalmente, achei meu terno no show com Roberto muito bonito e chique, com a camisa rosa etc. O do Roberto eu não gostei muito. O tom do azul, a camisa com a gola aberta por cima da gola do paletó… Enfim, ele canta muito mais do que eu mas minha roupa era mais bonita. E era certo estar de terno numa apresentação de gala. Era parte da graça da coisa.

  45. alberto disse:
    Outubro 5th, 2008 at 5:15 pm

    caetano,
    estou acompanhando a apuração, e é bem provável que o gabeira vá ao segundo turno. Mas, estava pensando nos apoios que ele vai ter. O presidente Lula sei que não vai apoiar. De dentro do governo o único apoio que tenho certeza é do “que isso companheiro dele” o ministro Juca Ferreira. Vocês artistas vão ter que intensificar o apoio de vocês. Acho que a disputa vai ser grande. Mas, quem sabe ele não se torne o REi

  46. Heloisa disse:
    Outubro 5th, 2008 at 5:25 pm

    Caetano,

    Adorei você aqui pertinho de nós: três comentários num só dia é três vezes mais que uma idéia louca!
    Quanto ao terno, acho que você fica muito bonito sim. Não sei por que as pessoas se preocupam tanto com a sua roupa…Um dia desses li um comentário idiota de uma estilista, dizendo que você precisa arranjar logo uma namorada para dar um up no seu visual…Que horror! Aí não saiu mais da minha cabeça a letra da música que eu considero sua melhor definição (e que, não sei por que, você nunca gravou…): “Enquanto eu invento e desinvento moda, minha roupa, minha roda, e brinco entre o que deve e o que não deve ser…” Nossa, como eu queria ouvir essas palavras da sua boca! E essa conversa de rei está muito engraçada. Roberto é Rei, pronto. Agora você já pode cantar “Eu sou primeiro, eu sou mais leve, eu sou mais eu…”: o verdadeiro diamante.

  47. Aline Athayde disse:
    Outubro 5th, 2008 at 5:30 pm

    Caetano,
    A blusa rosa estava realmente muito fashion!

    Melhorastes da gripe?

    Um cheiro, Aline.

  48. Sílvio Osias disse:
    Outubro 5th, 2008 at 5:53 pm

    Está aí um texto que fiz há alguns anos sobre o show “Circuladô”. Tem tudo a ver com os comentários postados aqui a propósito do Rei. E fala de Caetano, Roberto e Tom.

    UMA VISÃO PLURAL DA MPB
    Dois momentos de “Circuladô”, o show em que Caetano Veloso comemora seus cinqüenta anos. No primeiro, o personagem principal é Antonio Carlos Jobim. No segundo, Roberto Carlos. Dois grandes nomes da música popular do Brasil, apesar de todas as diferenças que colocam um tão distante do outro. Mas, na visão rica e complexa que Caetano tem da MPB, é possível homenageá-los ao mesmo tempo. É julho de 92. O teatro é o Guararapes, em Olinda. O próprio compositor explica que, aos cinqüenta anos, se atribui o direito de ser autobiográfico e - por que não? – um pouco autocomemorativo.
    Caetano conversa algumas vezes com o público. Numa delas, fala de Gilberto Gil, Milton Nascimento e Paulinho da Viola, artistas que, como ele, também nasceram há meio século. Noutra, agradece aos músicos que estiveram ao seu lado, arranjadores e instrumentistas com quem trabalhou, pessoas a quem deve muito, como o maestro Rogério Duprat e o guitarrista Perinho Albuquerque. O seu novo arranjador está no palco: é o violoncelista Jaques Morelenbaum, da banda de Tom Jobim. Ele abre o show com um longo solo, que introduz a canção “Os Mais Doces Bárbaros”.
    Chega a hora de homenagear Tom Jobim. No set acústico, sozinho no palco, Caetano diz à platéia que, se tivesse que escolher uma canção que melhor sintetizasse as influências que recebeu, escolheria “Chega de Saudade”. Refere-se a influências musicais, poéticas, estéticas, enfim. E completa: “…uma das tantas que fazem com que, para sempre, amemos e respeitemos o nome de Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim”. Em seguida, acompanhando-se ao violão, canta “Chega de Saudade”.
    Jobim estava vivo, e Caetano resolvera prestar esta homenagem a ele, indignado com o tratamento que parte da imprensa dava ao grande compositor. A revista Veja, por exemplo, incluía Tom entre os artistas que ganhavam dinheiro no Brasil e iam gastá-lo no exterior, argumento que irritou Caetano. No camarim, ele não só confessava a indignação, como fazia questão de dizer que Jobim era um compositor que devia ser comparado aos maiores da música americana, nomes como Cole Porter e George Gershwin.
    A outra homenagem do show é a Roberto Carlos. Caetano fala de 68, da prisão dele e de Gilberto Gil em dezembro daquele ano, do exílio em Londres, e oferece ao público o que Jomard Muniz de Britto chama de “definição ontológica da ditadura militar”. Para ele, a ditadura vinha de regiões profundas do ser do Brasil, e esta certeza o entristecia ainda mais. E aí que lembra que vozes vindas de regiões não menos profundas do ser do Brasil diziam que aquilo não era tudo. O texto introduz a canção “Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos”, que Roberto e Erasmo Carlos compuseram depois de uma visita do Rei a Caetano em seu exílio londrino.
    A fala é tocante, e a canção, ainda mais. Numa versão acústica, mais intimista do que a de Roberto Carlos, Caetano canta a música que foi feita para ele e dá a canção um significado que, por si só, talvez não tivesse. Ouvida naquele momento, e dentro daquele contexto, a música, que pouca gente sabia para quem tinha sido feita, é mais forte do que muita coisa composta por autores reconhecidamente engajados na luta contra a ditadura. Ao tornar pública a homenagem, Caetano não só agradece o gesto solidário do amigo, como se reporta a valores que, muitas vezes, devem mesmo se sobrepor às exigências de engajamento político que são feitas aos artistas.
    O que Antônio Carlos Jobim e Roberto Carlos tem em comum? Pouca coisa, certamente. O primeiro é o maior compositor popular do Brasil e um dos maiores do mundo, um músico extremamente sofisticado, como poucos que a canção popular mundial viu ao longo do século XX. O segundo, embora influenciado pela bossa nova no jeito de cantar, seguiu um caminho oposto ao do movimento surgido no final da década de 50. Mas o tempo já mostrou que ele, bem a sua maneira, é um nome muito importante para a música popular brasileira, “um grande talento e um espanto de carisma”, para usar as palavras do próprio Caetano no livro “Verdade Tropical”.
    O interessante é que, ao homenagear os dois, Caetano Veloso nos remete à visão plural que ele tem da música popular produzida no Brasil - visão que tem marcado toda a sua carreira, desde os anos 60, e que foi, em última análise, um dos pressupostos do movimento tropicalista. Jobim era um compositor excepcional, mas, estranhamente, nunca deixaram de falar mal dele em seu próprio país. Roberto Carlos é um artista que só o talento o manteria no lugar que ocupa há quase quatro décadas, mas o Brasil pensante insiste em não reconhecer o seu valor. Caetano Veloso traz Tom Jobim e Roberto Carlos para o mesmo palco e mostra, com canções e palavras, que um não exclui o outro da história da MPB.

    in “Meio Bossa Nova, Meio Rock’n’ Roll” (Sílvio Osias/Edição do autor, 2001).

  49. Hermano Vianna disse:
    Outubro 5th, 2008 at 6:06 pm

    oi Jary - o comentário do Caetano continua lá - é o comentário de número 18 - abraços

  50. Miriam Lucia disse:
    Outubro 5th, 2008 at 6:19 pm

    Pois é Caetano exatamente este foi o problema, pelo que vi em alguns vídeos no youtube, você estava com um terno lindíssimo, num tom um clássico, muito chique mesmo, e o Roberto com o terno azul royal, que é a marca registrada dele nos últimos anos, sem duvida a coisa ficou meio cheio de graça mesmo. E este estilo diferente que vocês têm, não somente no vestuário, é que creio que as pessoas andaram questionando. Penso mesmo que o show ao vivo tem muitas mágicas que se perdem quando vemos na tv ou em vídeos. Por exemplo, falei do show do Circuladô que tiveram momentos incríveis, mais me lembro também de um outro show teu e do Gil no Palace em São Paulo que coincidiu com a morte de Tom Jobim e vocês abalados com a noticia improvisaram uma homenagem e foi bárbaro, tua emoção, a voz que engasgava, a tristeza que pairou sobre o ar, a atmosfera ficou mais melancólica, mais foi muito bonito, e isso daí tudo foi apenas para quem estava lá naquele momento. Estas seriam algumas nuances do show ao vivo, se tem que viver e pronto.

  51. nelson disse:
    Outubro 5th, 2008 at 7:57 pm

    galeraaaaaaaaaaaaaa

    será que o gil do comentario 8 é o ex ministro?

    a escrita do escriba ta parecendo que é ele!

    alo alo realengo aquele abraço alo torcida do flamengo aquele abraço!

    este blog tá hilario e caetano conversando com a gente nos coments ta muito original ta bacana pacas
    este blog ta na velocidade do expresso 2222 que parte de bonsucesso pra depois o barato é a velocidade em quea coisa se processa e que deixa pra traz o modus operandi da produção de cultura afinal o que estamos fazendo é cultura é informação sem pedantismo sem um tom professoral

    é isso ai gente é pra luzir ….não pra morrer de fome…

    ok caetano mas diz pro moço então que a tua historia não combina com terno

  52. Bruno Guimarães disse:
    Outubro 5th, 2008 at 7:58 pm

    GABEIRAAAAAAAAAAA

  53. Jary Cardoso disse:
    Outubro 5th, 2008 at 7:59 pm

    Hermano, esse meu post de número 41 ficou sem sentido depois da retirada do post de Caetano que havia entrado como comentário e assinado à revelia dele – como ele mesmo observou num post curto - como Obra em Progresso e não como Caetano. Era um belo comentário de Caetano que me levou a observar que era como se ele tivesse descido do palco até a platéia. Mas o belo comentário sumiu da área da “platéia” e também não apareceu no “palco”. E nesse meu post de número 41 até cito entre aspas algumas coisas que “Obra em Progresso” postou. Para quem não chegou a ver essa intervenção de Caetano, o meu post nº41 fica sem sentido. Acredito que você deve estar tomando alguma providência, pois um outro post meu manifestando estranheza com o ocorrido ficou na moderação um tempo e também desapareceu do ar. Fiquei imaginando que apareceria alguma explicação para isso tudo, mas até agora nada. Se bem que não tenho pressa nenhuma…

  54. Rafael Rodriguez disse:
    Outubro 5th, 2008 at 8:23 pm

    Lembro de um show que o Roberto Carlos fez em Cabo Frio (24/03/2001), na Praia do Forte - eu, adolescente na época. Era tanta gente, tanta gente…! A multidão ia até Arraial do Cabo. Imaginem! Muita gente não viu nada, muito mal escutou, amontoavam-se por sobre as dunas ou qualquer canto possível. Mas o fato de estar ali, compactuando com aquele momento, sentido o mesmo vento que vinha do palco… Foi inesquecível!

    Para mim, é impossível pensar em Roberto sem o Rei. Eu acordava para a escola ao som do programa “Momentos do Rei”.

    Bjs.

  55. Cleithsania tiburcio disse:
    Outubro 5th, 2008 at 8:38 pm

    moro em são paulo.
    mais torço de forma apaixonada pelo Gabeira no Rio.
    Já estamos no segundo turno,agora é esperar e batalhar pela vitória.
    bjs.

  56. joana disse:
    Outubro 5th, 2008 at 9:30 pm

    caetano,
    já que tá todo mundo mais casinha, tenho umas confissões-impressões:

    bonito te acho de pareô.
    só conheci mesmo o Fina Estampa (pelo qual me apaixonei),
    e várias músicas avulsas que muito cantei a capella.
    até meus trinta (há não muito e bem fora dos acontecimentos) achava que vc era homossexual, casadíssimo com o Gil, e bem felizes.
    tomei um susto quando descobri que vc tinha filhos, e era casado com uma mulher.
    um abraço que te dei foi um tanto quanto seco e inorgãnico.
    mas lembro bem de dois olhares que cruzamos, a primeira vez vc me parecia um garoto risonho e curiooooooooooso, na segunda, anos depois, só vi um silêncio fundo

    é bom saber mais de algumas coisas.

  57. Tita Principe disse:
    Outubro 5th, 2008 at 9:36 pm

    Estou acompanhando o resultado das eleições e estou adorando ver Gabeira em segundão no Rio…O rei do Rio…UAU!
    Vamos lá…aqui em Salvador a coisa está mudando…João acaba de passar Pinheiro…e olhe que aquela obra da Barra era pra derrubar qualquer um…a calçada ficou horrível…uma obra mal feita e muito feia… e os postes…vixe…um horror…
    Neto está em terceiro…acho que ele ainda ta muito novinho…kkkk

  58. gil disse:
    Outubro 5th, 2008 at 11:52 pm

    um míssil? falei em indústria bélica e…de repente…uma ogiva…paz e amor combina também…vamos de paz e amor e caetano usa o que ele quiser e bem entender mas de preferência de terno que a gente é bacana pra chuchu também meu cumpadre…sem muitas explicações…vamos fluindo na onda do acontecimento cultural do ano, o blog do caetano…vai eleger até o prefeito…maurício valadares hoje de manhã na riolisboa deve ter mudado o voto…aperta verde e confirma…como é mesmo o vereador? ele perguntou…123…ei! vc aí! me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí…foi só uma interjeição pra mandar o pitaco, não tô nem aí se vc acha que deve ser de outro jeito…vai ver que é mesmo…paz e amor…e viva gilberto gil!

  59. Marilia disse:
    Outubro 6th, 2008 at 12:06 am

    E então Gabeira vence Crivella e vai pro 2ºturno. Que bom! Em BH tbém vamos ter 2ºturno, ainda que sem entusiasmo com as possíveis escolhas.
    Vc nervoso em cantar com Roberto e ele emocionado em divdir o palco com Caetano Veloso “era parte da graça da coisa”. Tudo a ver com a solenidade de uma homenagem ao Tom.
    Impressão de terno apertado?!!!! Achei muito bonito e no clima do show. A cor do terno azul do Roberto parecia meio estranha. Mas vi apenas gravações no youtube e a retransmissão da globo.

  60. eXequiela...X-hale... disse:
    Outubro 6th, 2008 at 12:09 am

    Leozinho: Claro que era mucho más bonita tu ropa que la de Roberto!!!. Muy formal pero acorde a la situación. Todos los atuendos han sido adecuados para los discos… Muy interesante ese aborde integral, casi fílmico. Para mi gusto estabas punto caramelo en Fina Estampa, Noites do Norte, Prenda Minha y Ce (será que el paso de los años te sienta bien). Pero el atuendo para el nuevo CD está en progreso, no? No va a ser como los conciertos de Rio por favor… mucho no me gusta esa ropa.

    Y si votamos también para la ropa de Transamba (o el q sea el nombre)? O ya sería demasiado? Es que nos vamos a volver cada vez más pedigüeños en este blog.

  61. laurene disse:
    Outubro 6th, 2008 at 1:06 am

    Parabéns, Gabeira derrotou Crivella e foi para o segundo turno!

    Viva Caetano!
    Viva Gabeira!

    Gabeira prefeito do Rio 2009! Acorda Rio!

  62. Lucas Matos disse:
    Outubro 6th, 2008 at 1:19 am

    Sim!
    Gabeira no segundo turno, e, em breve, prefeito.
    Acho que a questão do traje em artistas como Gil, Bethânia e Caetano (como também em Ney e Adriana e outros) está conectada a uma concepção meio que “teatral” - que se exacerba em ney, bethânia e calcanhotto - de suas apresentações em show. É bacana notar neles também um trabalho mais consciente com o gesto, num duplo traje-corpo, que não se reconhece em outros grandes cantores-intépretes - como chico e o próprio roberto carlos. Acho que o problema no show dos dois, que trazia uma impressão negativa ao traje, era o gesto preso de caetano, muito diferente de suas apresentações solo.
    O segundo turno vai ser osso duro de roer, mas tenho confiança de que gabeira chega lá.
    tchau
    ps: caetano, insisto em meu convite.

  63. Coisinha tao Bonitinha do Pai disse:
    Outubro 6th, 2008 at 1:41 am

    A sensaçao que tenho é de que este blog tah pegando fogo!
    O processo de armamento e industria bélica, vao se transformando em paz e amor, o olhar 43 risonho e curioooooooso culminou num silêncio fundo. O Nelson a namorar a Ana que agora parece flertar com a Cecilia que tem um lindissimo nome que significa ceguinha, ok ela é fan do Woody Allen, depois de todo conflito a Heloisa com H, estah achando o terno bonitinho, do diamante. A EXquiela conseguiu e estah dando aula pro Caetano! Eu estou simplesmente me divertindo com tudo isso! E o pior é que nao estou achando perda de tempo!!!!! Tah tudo tao chic, com o Gil que foi descoberto entre tantas letras e concordo essa inclusao estah até estah elegendo candidato! As linhas parecem estar em boa harmonia!
    Caetano, seu espirito de porco esta se transformando em algo simplesmente, logo acima!
    Afinal, à que serah que se destina?

  64. Vero (URUGUAY) disse:
    Outubro 6th, 2008 at 1:58 am

    CAETANO:
    “¡QUÉ LINDA SORPRESA!”, VOCÊ CONOSCO, NO COMENTS.

    Você sempre tao singular e sempre mais “ANDRÓGENO” (com qualquer roupa você é lindo, porque é a luz da tua ALMA que te embrulha e enaltece).
    Fico feliz com a tua omnipresencia. Gostei muito.
    Você já me está viciando com o seu blog, e esse vicio tem “você no meu caminho”…e sempre meu sim…

  65. Valdimir Távora, de Belém disse:
    Outubro 6th, 2008 at 2:29 am

    Concordo com o Bruno, no comentário 7. Aquele especial comemorativo aos teus 50anos exibido em uma semana pela TV Manchete, não pode ficar perdido. É um documentário histórico não só seu, mas de toda nossa Música Popular.

    Isso precisa ser resgatado e com certeza será sucesso novamente, como o resgate da novela Pantanal pelo Silvio Santos rsrrrsrss.

    Nós da área de Turismo, continuamos aguardando seu post sobre RJ/SP.

    Grande abraço!!!

  66. Lucio Filho disse:
    Outubro 6th, 2008 at 2:31 am

    João Henrique mudou mesmo a calçada da Barra??

  67. Tita Principe disse:
    Outubro 6th, 2008 at 4:45 am

    Essa é para lucio Filho, comentário 63…João mudou a calçada da Barra sim…sem desmerecer nenhuma laje (qdo é bem feita fica um espetáculo)…a calçada parece com uma laje que o sujeito quis bater mesmo estando duro e sai toda mal acabada… já nasceu remendada, com bordas craqueladas e fica com uma espécie de areia em cima que a pessoa desliza…uma clçada praia…ou então isso… uma calçada laje? Você ja viu uma assim? Aqui tem. Venha ver a de Salvador.
    Rapaz, fiquei me sentindo quando vi meu comentário ao lado do de Gil…esse seu blog Caetano é o que há…mais democrático impossível…bjbjbjbj

  68. glauber guimarães disse:
    Outubro 6th, 2008 at 9:18 am

    sim, bruno, o documentario da tv manchete! seria excelente poder ve-lo novamente. bem lembrado…

  69. jorge jr. disse:
    Outubro 6th, 2008 at 10:03 am

    grande idéia a da escolha da versão de “incompatibilidade de gênios”.
    aguardamos ansiosos.

  70. Laureano disse:
    Outubro 6th, 2008 at 10:49 am

    Incompatibilidade de gênios:
    Yo apoyo la versión que contenga la menor cantidad de efectos. La más purista.

    Y, en consonancia con mi compatriota Exequiela, pregunto (y amplío la consulta): cual es la diferencia entre guitarra y violão?
    Ademàs, hacés mención a “violão base” y “violão regular”. La diferencia sería la misma que hay en la distinción “primera guitarra” y guitarra rítmica”?

    Ah, Exequiela: Creo que se escribe Leaozinho, no Leozinho. Guarda con eso… mirá que Cae ya nos demostró su exigencia gramatical…
    Salud!

  71. laurene disse:
    Outubro 6th, 2008 at 1:47 pm

    Eu tb tenho o documentário da TV Manchete.
    Curiosamente, ele não tá no Youtube.
    Lembram daquela parte?

    The woods are lovely dark and deep
    and I have promises to keep
    and miles to go before I sleep
    and miles to go before I sleep
    Ma-Thil-da
    She took my money and ride to Venezuela

  72. eXequiela...X-hale... disse:
    Outubro 6th, 2008 at 3:16 pm

    Qué tendencia que tenemos a agrupar y clasificar: Homo-sexual…Bi-sexual…Hetero-sexual… Tran-sexual…

    Y Poli-sexual? O simplemente Sexual?

    Recomiendo la película XXY que trata de un adolescente hermafrodita y describe lo difícil que se torna la con-vivencia o inserción en la sociedad cuando la sexualidad de una persona no puede ser etiquetada en casillas convencionales.

  73. Rosana Tibúrcio disse:
    Outubro 6th, 2008 at 4:26 pm

    Eu sou demais, demorei séculos pra comentar neste blog. Timidez, talvez. E quando comentei - nem comentei nada, na verdade, reclamei da letrinha e disse de minha admiração desde sempre por ele - e aí, ele aparece, em seguida.
    Eu sou uma pessoa de dá sorte.
    E continuo sem conseguir aumentar as letrinhas, já tentei tudo (tá, meu micro é antigo, mas não mais que eu).
    Caetano, cê fica linda de qualquer jeito: sem terno, com terno e blablablá… apesar de nunca ter visto de blablablá.
    Sou mineira ‘chiinha de orgui’, mas fiquei torcendo por Gabeira, por causa Caetano e porque também conheço um pouco a vida e postura dele. Tomara vencer no segundo turno.
    Sorte a todos

  74. Rosana Tibúrcio disse:
    Outubro 6th, 2008 at 4:28 pm

    Não imaginei que minha emoção me fizesse escrever com tantos errinhos. Juro, sou melhor que isso!

  75. nelson disse:
    Outubro 6th, 2008 at 4:56 pm

    e caetano li na revista de domingo do O globo uma materia deliciosa sobre um livro com receitas de sua mãe …..e realmente sua mãe é uma senhora distintissima…detalhe na materia a reporter diz que sua mãe tava meio aperreada pelo fato de vc não ter mandado o show com o rei pra ela mas que UM AMIGO ja estava providenciando….

    detalhe falaram na materia que vc é o unico da familia que não cozinha ….que teu negocio é lavar louça rsrsrsrsrrs e que vc era chato á beça pra comer ….conta ai pra gente um pouco da tua infancia e desta figura maravilhosa que é sua mãe..detalhe na materia ela diz que prefere outros reis

  76. Paulo Leite disse:
    Outubro 6th, 2008 at 5:35 pm

    Caetano,

    você poderia postar as cifras e as letras das músicas novas?
    Ficaria gratíssimo.

    Abraço,
    Paulo Leite

  77. eXequiela...X-hale... disse:
    Outubro 6th, 2008 at 5:45 pm

    ã!!!! ah!! ha!!!!

    Sí Laureano :) Gracias!!!! Será que pensaba en una mezcla de Leo + Leao. Desde ahora lo voy a escribir bien.

  78. Maria disse:
    Outubro 6th, 2008 at 6:45 pm

    Vejo que cheguei um pouco tarde por aqui. Sempre gosto de comentar ainda no início,mas hoje foram 79 cometários antes deste, que nem sei se irá ao ar, mas se não for, tudo bem.

    Caetano, primeiro, queria dizer que você fica muito chic de terno. Vista sempre que convier,é lindo. E que bom que melhorou. Viva.
    Ontem estive na rua acompanhando as eleições, aqui no REcife.Depois, assistir aos comentários na TV. Não resta nenhuma dúvida de que você influiu no fato do Gabeira ter ido ao segundo turno. Foi impressionante. O Alexandre Garcia , da Globo, falou que “as eleições no Rio são como como uma onda no mar, até me lembrei na hora daquela sua música, “a vida vem em ondas como um mar.”…….. Todos falavam na “surpresa” do Gabeira ter ido ao segundo turno. Senti então que ele pode ganhar a prefeitura do rio sim, se souber aproveitar essa energia maravilhosa que concorre ao favor dele.
    Muito legal Caetano, isso de você apoiar um candidato assim. E parabéns aos eleitores do Rio.
    Aqui no Recife, o candidato que votei ganhou no primeiro turno. Na festa, as pessoas cantavam uma marcha de bloco, do Capiba, “Madeira do Rosarinho”:……..queiram ou não queiram os juízes, o nosso bloco é de fato campeão”, como campeão é esse blog na internet. Então, tá. Fico aguardando os vídeos de “incompatibilidade de gênios”.

    Agora para o menino Teteco dos Anjos, que me fez uma pergunta:
    Teteco, não li os comentários do post anterior, como te disse, não sei muito de Gramática, mas posso te dar uma dica.Escreve-se mal com “l” quando podes trocar por BEM ( O mal estar da civilização) e mau com “u”, quando o contrário poderá ser escrito BOM.
    Outro exemplo “..uma prova de que a vida é boa
    E de que a beleza vence o mal”…
    Estas duas frases eu tirei de uma publicação , escrita por Mabel Veloso, Mestres da Música - Caetano Veloso, pág. 25) ´É um trecho do ofertório que o Caetano fez em forma de canção, na missa comemorativa dos 90 anos de Dona Canô, por sinal linda também , né? Ganhei essa citada publicação ontem casa de uma amiga, que ouvia a minha conversa sobre os comentários desse blog. Muito engraçado.
    abraços a todos
    Maria

  79. Heloisa disse:
    Outubro 6th, 2008 at 6:49 pm

    Caetano,

    Vamos esclarecer de uma vez por todas a história dos ditongos:
    There are only eight diphtongs in English Language, and NO ONE of them has double vowels. That means that the sound of ‘fool’ is ‘fúl’, not ‘fuul’ or ‘fuol’. You’ve got it wrong, my real diamond. You might have been thinking of ‘The fool on the hill’, which is SUNG with a long ‘u’: ‘fuul’. Anyway, don’t be angry with me - though I find theory anything but sexy, it’s so delightful to discuss it with you! Kisses.

    Exequiela e Laureano: o certo é ‘Leãozinho”. E eu não entendo nada de música, só gosto, mas ‘guitarra’ é sempre elétrica, e ‘violão’ é o que o Caetano usa para nos deixar embasbacados com o som e a voz. Entenderam? E adoro ler os comentários nessa língua tão bonita que eu não falo…Besitos para ustedes.

  80. tyrone medeiros disse:
    Outubro 6th, 2008 at 6:59 pm

    Caetano, em seu próximo show oficial, você poderia voltar a esse lance de figurinos menos comuns.

    Era bacana o estilo feito na turne NOITES DO NORTE, em 2001 / 2003.

    Ou do Estrangeiro…ou Circuladô.

    Mas não repita o estilo de CÊ, FINA ESTAMPA, LIVRO, A FOREIGN SOUND…

    O público quer te ver exotico. É nitido isso.

  81. Coisinha tao Loooouca... disse:
    Outubro 6th, 2008 at 7:07 pm

    da Helô:
    Eu tenho mil, cinco mil vozes, falo alto, e do fundo do meu coraçao o mundo gira e ninguém me escuta.
    Ninguém me escuta!!!! Who cares about it?
    I am a diamond, “in the sky with diamonds”.
    I can sweetly say to you my feelings: “Estou a vir”.
    Te amo Helô com H, if it would please you we could discuss some theory too!

  82. Claudio de Souza Soares disse:
    Outubro 6th, 2008 at 7:33 pm

    Caro Caetano, descobri há pouco o seu blog e (talvez nem seja necessário, mas é importante que se diga) o tom leve, informal, informativo e “hipertextual”, “intertextual”, já o colocam como
    um dos melhores destes “tristes trópicos”.

    A propósito, apesar das “reiteradas estocadas (às vezes bem violentas e injustas) de Millor Fernandes”, Machado de Assis, creia, tinha uma levada muito semelhante em suas crônicas: leves e alegres, espirituosas e críticas (tendo um tempinho, visite e confira o nosso http://blogdomachadodeassis.wordpress.com).

    Navegando de um assunto a outro e, sempre com muita sensibilidade, chegando a “Obra em Progresso”, que afinal é o mote do blog, circular, como a própria blogosfera.

    O tamanho das letras me parece perfeito, como aliás, todo o resto. Parabéns a você, Caetano, e a todos os integrantes do projeto. Obra em progresso é especial, mais, essencial!

    Forte abraço!

  83. Lucio Filho disse:
    Outubro 6th, 2008 at 7:56 pm

    Tita Principe,

    Vixe, então não adiantou de nada a mudança da calçada. Diziam que queriam mudar pq as pessoas tropeçavam nas pedras portuguesas. Pelo visto não tropeçam mais, escorregam na areia que acumula na calçada-laje. Continuam caindo do mesmo jeito.

    Maldita reforma esta, já não bastava terem derrubado as amendoeiras?

    “Pense no absurdo, acontece na Bahia” (Octávio Mangabeira).

  84. Barbara Barnes disse:
    Outubro 6th, 2008 at 8:41 pm

    Caetano,

    I suspect that there are plenty of people out there who find theorizing very sexy. Unfortunately, abstract thinkers are a minority everywhere.

    And I confess that I am not one of them. On your recommendation, I got a copy of “What Should the Left Propose” through my library. I really struggled with it and finally gave up after a few chapters. Mangabeira laid the groundwork in the opening chapters – presumably, I should say, since I didn’t read the whole thing – for the recommendations he was going to make later. But I couldn’t tell whether I agreed with his premises or not, because he didn’t offer concrete examples of what he was talking about. I kept thinking, “Gee, Caetano was so enthusiastic about this book. He must have a vastly greater capacity for abstract thought than I have.” I can’t make head or tails of this. I finally gave up and returned the book. Sorry.

    As for the font of the blog, it’s a little small but doable. My problem (and it is probably only my problem) is that I have trouble reading very long paragraphs in Portuguese. Portuguese is difficult for me, anyway, and the long paragraphs of text are just about unreadable for me. A friend of mine used to work in a literacy program for people with learning disabilities, such as dyslexia. She told me that they are much more able to read when there’s more white space on the page. So I guess that I have a reading disability, but only in Portuguese!

    Anyway, I enjoy reading the comments I can understand. Carry on!

  85. marcio ulisses disse:
    Outubro 6th, 2008 at 10:59 pm

    Quanto ao visual do Caetano que o pessoal tá dizendo que quer ver mais exótico, com bata indiana etc…
    que nada Caetano é multifacetado, é chique, é original. Ele não precisa se vestir pra chocar ou chamar atenção…
    Vista-se como quiser… nem o Ney mudou tantas vezes como o Caê…
    Caetano é inconfundível…

  86. Caetano Veloso disse:
    Outubro 6th, 2008 at 11:07 pm

    Heloisa,

    você disse que ia esclarecer de uma vez por todas o lance dos ditongos, mas o que você disse não ficou muito claro. Okay, assuming there are only 8 diphthongs in English, my point was exactly that (most) long vowels in English are diphthongs. What must have bothered you was my including hidden diphthongs (like long “us”, as in “fool”, or long “is” as in “deep”), which aren’t “official” dipfthongs but I hear as such everytime they are pronounced by English-speaking people. In England, ordinary people tend to pronounce words like “deep” with an “ei” (as if it were spelled “dayp”) etc.; upper-class people tend to pronounce the long “os” as if they were “eus”, saying “greus” instead of “grous” in “grows” etc. again. These are things I notice myself and tell my friends. All these long vowels (which are pronounced as real diphthongs in England) are pronounced as hidden diphthongs in the USA: that’s where I took the idea of “íi” and “úu”. You may call the whole thing off. But you must keep in mind that “diphthongs” ARE double vowels. You utter two vowels when you say “ai”, even if you write just one letter (”i”); you do when you say “ei” or “ou” even if you only write “a” or “o”. I think it’s sexy.

  87. tyrone medeiros disse:
    Outubro 7th, 2008 at 12:21 am

    Marcio,

    uma coisa liga em outra.

    No Noites do Norte… em “Gatas Extraordinárias”… era bacana a levantada de camisa preta, mostrando a camisa branca por baixo…que tambem era uma direta pra tematica do espetaculo.

    Caetano sempre tentou dialogar a estetica do show com a musicalidade do mesmo.

    Entao, ao contrario de Chico Buarque, a arte de Caetano necessita muito de sua presença para poder ser melhor explicada e entendida.

    Caetano tem que ser mais artista que Chico, por exemplo.

  88. teteco dos anjos disse:
    Outubro 7th, 2008 at 8:39 am

    Palin:
    eu também odiaria ser filho dela.
    eu poderia sentir
    algum impulso de Édipo.
    quantos aos trejeitos
    e piscadelas de gostosa…
    ah…isso a gente corrige depois.
    contudo, eu não votaria nela.

    Biden: aquele amendoado irregular
    nos olhos me parece poético.
    isso, mais Obama preto caboclo
    com pé na Arábia e o apoio
    do maravilhoso Estevie Wonder…
    eu votaria nesses caras!!!

    Obama: me lembra aqueles jogadores
    novatos, 16, 17, 18 anos…que chegam
    no Palmeiras, ou no Corinthians…magrelos,
    e que depois ganham músculos rígidos
    e se tornam eficientes laterais,
    como o Cafú. É, Obama me parece
    brazuca e desmistifica em mim a
    enfadonha ilusão
    da estética americana masculina
    do eterno cowboy-mocinho; como Clinton,
    nem tanto o ex-cachaceiro Bush, Jonh Kennedy, o
    canastrão Reagan etc.

    roupas de Caetano:
    os melhores modelitos
    estão na capa de
    “Araçá Azul”
    e do censurado “Jóia”.

    maria: grazie, grazie.
    conheço essa regrinha gramatical,
    mas sempre a esqueço

    gabeiras…
    subam rampas
    e ladeiras
    oh..minha prece
    derradeira !!!

    ciao !!!

  89. Suely Rouco disse:
    Outubro 7th, 2008 at 8:43 am

    Caetano, só pra dar pitaco nos seus figurinos de palco: saudades de ESTRANGEIRO, era chic, sexy, lindo! Depois veio FINA ESTAMPA, no qual o terno até tinha contexto…até chegar no que chamo de fim-da-picada CÊ… Você merece mais. Só porque é rock tem que ser rasgado, desbotado, desestruturado, relaxado ? sei não… Acho que está faltando assessoria para o figurino. De qualquer modo sempre é bom ver você seja do jeito que for.
    Espero que em breve possamos ter este prazer.
    Um beijo. Suely

  90. Nobile José disse:
    Outubro 7th, 2008 at 9:13 am

    caramba. mui comments, inclusive do mr. poster. o figurino de circuladô, o roteiro de circuladô, as músicas de circuladô, o cenário de circuladô, o baixo de dadi, a guitarra de brasil, os arranjos do jaquinho - enfim, caetano em seu momento pleno. e (a versão de) jokerman, insisto, é a melhor coisa que caetano já produziu. aqueles tamborins mexem comigo até hoje, viceralmente.

    de fato o figurino da época tropicalista foi um dos fudundamentos do movimento. o procedimento cafona, muito bem abordado por celso favoretto, em tropicália: alegria, alegoria, nos revela as latências de toda uma geração.

  91. Nobile José disse:
    Outubro 7th, 2008 at 10:25 am

    link para o livro acima citado, de celso favaretto:
    http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&id=aijwdGDMcLgC&dq=tropic%C3%A1lia:+alegria,+alegoria&printsec=frontcover&source=web&ots=I6zGaaXsB6&sig=WZTbgM3mDar2aK0Yfqho_ruM8OU&sa=X&oi=book_result&resnum=2&ct=result#PPA27,M1

  92. Bruno Guimarães disse:
    Outubro 7th, 2008 at 10:50 am

    Retomando o tema do documentário da TV Manchete, tal como citaram aí a inesquecível passagem da aula de inglês em que Caetano canta Robert Frost com Mathilda, há coisas incríveis naquele material: “Clever boy samba”, por exemplo, é a primeira coisa que me vem à cabeça…. Me lembro também de Caetano cantando “feiticeira”, mas acho que foi em uma entrevista a José Maurício Machline, não lembro, mas que, de qualquer forma, era genial e me faz falta.
    Putz… me deu uma vontade de rever esse material…..
    Da mesma forma, sinto falta de uma gravação “oficial” de “força estranha” e de muitas outras coisas.
    A propósito, registro meu descontentamento com o fato de que os Cd’s bônus (“CD de raridades com textos e fotos inéditas”) que acompanham as “Caixas” de Caetano não sejam disponibilizados individualmente. Nós que sempre corremos à loja para comprar os discos assim que eles saem, e que, em tese, seríamos os maiores fãs dele, só temos chance de adquirir tais Cd’s se comprarmos todos os discos de novo, o que não faz qualquer sentido

  93. Laureano disse:
    Outubro 7th, 2008 at 12:30 pm

    Gracias Eloisa por la aclaración acerca de los instrumentos musicales.
    Exacto! Miriam Lucia tiene razón: tenemos teclados diferentes a los de ustedes. Se hace difícil encontrar ciertos símbolos gramaticales (además de que no sabría cuando usarlos, ya que mi conocimiento del portugués es bastante limitado).
    Por lo tanto tenemos que apelar por el COPY+PASTE y lograr el tan ansiado “Leãozinho”, lo cual puede resultar engorroso.
    De todos modos, al menos yo, no lo tomé como una actitud exigente de parte de Heloisa.
    Y agradezco la amabilidad de ambas por los comentarios que despertaron mis palabras, y las de Exequiela (que ya está aplicando la corrección! Me siento útil!).

  94. gil disse:
    Outubro 7th, 2008 at 12:31 pm

    se o assunto é sexy, vamos por aí um poquinho…que tal as páginas dos jornais com gabeira sainda da piscina rubronegra, ou de pernas abertas nas dunas de antigamente…aquela voz do Gabeira é sexy gente, falando sério, quem tem aquele tom no dia a dia? só a moça do aeroporto que cá entre nós já parece um pouquinho demasiado, é meio esquisito ser chamado para o vôo daquela maneira, ah pára com isso ( com um risinho no canto)…mas “você não foi viril”é uma daquelas frases antológicas, um drible do garrincha, totalmente inesperado para a ocasião…quem xingaria alguém com tanta elegância e contundência? talvez “uma chuva de leite bom na cara” seja outra com conotações pornográficas e violentas atiradas de um contexto…inesperado. sexy hot total. mas ficar de sexo com os ditongos da língua inglesa é muito sofisticado, fala sério…é língua pra e língua pra cá…min ha pátria é minha língua ( Lêdo diz que não).

  95. eXequiela...X-hale... disse:
    Outubro 7th, 2008 at 12:43 pm

    Ah bueno! Yo habia sido una chica obediente y no seguí con el tema pero ya que siguen…

    Yo pienso que tenés razón LeAozinho, pero en lo que me parece que te equivocás es que por ejemplo en fool, cómo sabemos que estamos pronunciando una, dos “u” o cuatro “u”? Si son más de dos vocales ya no es diptongo. Y si… es sexy… depende de quién teorice y de quién te diga “fool”.

    1B!

  96. eXequiela...X-hale... disse:
    Outubro 7th, 2008 at 12:45 pm

    Heloisa: Gracias por la aclaración de guitarra vs. violao. No lo sabía.!

  97. eXequiela...X-hale... disse:
    Outubro 7th, 2008 at 12:48 pm

    Y en Goose sí está tu “diptongo”: guuuuus

  98. Coisinha ... disse:
    Outubro 7th, 2008 at 1:12 pm

    Ola, que tal eXequiela X, perdoname por olvidar una letra de tu nombre antes!
    Sabe que fool depois do seu comentario me parece ser uma palavra muuuuito sexy, assim elaaaastica como disse a